Ajude ou seja Voluntária

Se você deseja ajudar financeiramente* ou realizando alguma atividade temporária, preencha o questionário e o encaminhe para a Diretoria Seccional do seu Estado. Após o envio do formulário, a Seccional mais próxima entrará em contato para formalizar sua participação.


Seu comprometimento voluntário com o trabalho e/ou contribuição financeira levará sorrisos, carinho e esperança de uma vida melhor para muitos integrantes da Família Naval.

 

VCB MANAUS REALIZA AÇÃO CÍVICO-SOCIAL NA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE ERNESTO DE MELLO BAPTISTA

Senhora Vania Hecht e alunos da escola durante a palestra do Proerd

No dia 23 de fevereiro de 2017, as Voluntárias Cisne Branco (VCB) Seccional Manaus realizaram uma Ação Cívico-Social na Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Baptista na Vila Buriti, Distrito Industrial, em Manaus, com o propósito de motivar e elevar o nível intelectual dos alunos, ressaltando o amor à Pátria e  à escola.

Das 7h30 às 22h, os alunos e pais participaram de palestras sobre: saúde bucal, alimentação saudável e cuidado com o corpo, ministradas por militares da Policlínica Naval de Manaus; a responsabilidade civil e social, por militares do Núcleo de Assistência Social do Comando do 9º Distrito Naval (Com9°DN); e prevenção ao uso de drogas, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas – (PROERD) da Polícia Militar do Estado do Amazonas.

A programação contou, também, com a divulgação das atividades do Serviço de Sinalização Náutica do Noroeste (SSN-9), Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) Amapá, Núcleo de Assistência Social (NAS), 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1°BtlOpRib), Policlínica Naval de Manaus (PNMa), que dentre outras atividades realizou a tipagem sanguínea dos alunos do turno da noite.

Palestra com militares da Marinha

67 alunos assistiram às palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e  nutrição saudável; 123 alunos do turno noturno assistiram à palestra do PROERD; 113 assistiram à palestra de higiene e saúde; 96 alunos à palestra de saúde bucal; 71 à palestra sobre responsabilidade civil e social,  totalizando 570 alunos participantes, militares e voluntários.

Nessa ação, 17 voluntárias e 83 militares trabalharam para a organização do evento e de acordo com a Diretora das VCB Seccional Manaus, Senhora Vania Mara Martins Hecht, “Todos ganham em uma ação como essa, os professores, os alunos, a família e nós também. Nós nos alegramos por termos a sensação de estarmos transformando realidades”.

Ainda de acordo com a Diretora das VCB Seccional Manaus, ao ouvir os Hinos Nacional e a Canção Cisne Branco, executados pela Banda de Música dos Fuzileiros Navais do Com9ºDN, ou ao participar de um Cerimonial à Bandeira, os alunos se emocionam e se orgulham dessa apresentação. “A união dos professores, responsáveis, alunos e equipe envolvida na preparação dessa grande festa já é um grande exercício transformador. Não existe uma escola sem alunos, professores e familiares entrosados. O fracasso escolar acontece quando essa tríade não está bem estruturada”, ressaltou a Diretora.

Cerimonial à Bandeira

Para a mãe de uma aluna da escola e voluntária, Aline Maia, 35, a ação foi muito gratificante. “Participei das palestras, juntamente, com as minhas filhas e visitei os stands para conhecer um pouco mais das atividades da Marinha. As crianças aprendem a ter mais responsabilidade e pontualidade em seus estudos e isso é muito importante”, disse.

Segundo o aluno do 3º ano do Ensino Médio, Nicolas Eisenhower, a ação foi muito positiva. “Achei muito interessantes as palestras e um ótimo incentivo para os alunos que querem conhecer mais das atividades da Marinha. Que essa parceria continue e que a escola cresça cada vez mais”, disse o aluno.

A Escola está localizada no Complexo da Estação Naval do Rio Negro e atende 712 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, moradores dos bairros vizinhos ao Distrito Industrial e filhos de militares do Com9ºDN, que residem na Vila Buriti.

Palestra com militares da Marinha

Sede: Rua Conselheiro Saraiva, 8 - Térreo - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20091-030 - Tel: (21) 2516-7473 ©2011 - Departamento Voluntárias Cisne Branco. Todos os direitos reservados.