Ajude ou seja Voluntária

Se você deseja ajudar financeiramente* ou realizando alguma atividade temporária, preencha o questionário e o encaminhe para a Diretoria Seccional do seu Estado. Após o envio do formulário, a Seccional mais próxima entrará em contato para formalizar sua participação.


Seu comprometimento voluntário com o trabalho e/ou contribuição financeira levará sorrisos, carinho e esperança de uma vida melhor para muitos integrantes da Família Naval.

 

VCB MANAUS INAUGURAM O TAPIRI “VOLUNTÁRIAS COM LANCHE BOM”

01/06/2017

As Voluntárias Cisne Branco (VCB) Seccional Manaus inauguraram o Tapiri “Voluntárias Com lanche Bom” no dia 12 de maio de 2017 na Vila Buriti, Distrito Industrial de Manaus (AM).

 Da esquerda para direita: Senhora Vania Hecht, CMG Silva Filho, Voluntária Maria e

Suboficial Alzenir durante inauguração do Tapiri “Voluntárias Com lanche Bom”

O espaço foi reformado por militares do Grupo de Reparos do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) e conta com um parque com vários brinquedos. Os equipamentos do parque foram doados pela Associação de Permisssionários de Próprios Nacionais Residenciais da Amazônia Ocidental (APPNRAO), e o material de construção do Tapiri foi adquirido pelas VCB Manaus, por meio de verba arrecadada com a venda de rifas e produtos artesanais, produzidos pelas voluntárias, e também doações por admiradores dos projetos do voluntariado em Manaus.

O Tapiri “Voluntárias Com lanche Bom” está localizado em frente à Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Baptista, situada no Complexo da Estação Naval do Rio Negro (ENRN), que, atualmente, atende 642 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, dos quais 28% são filhos de militares do Com9ºDN e a outra parcela representa os moradores dos bairros vizinhos ao Distrito Industrial.

Em dezembro de 2016, o Com9ºDN e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) assinaram um convênio que prevê a participação da Marinha na elaboração do Regimento Interno da Escola e no Conselho Escolar, introduzindo elementos educacionais, no currículo, relativos aos valores morais, disciplinares e cívicos, além da colaboração na administração da unidade educacional.

Diretora Cleny Alves demonstra satisfação com os produtos oferecidos pelo Tapiri “Voluntárias com Lanche Bom”

O espaço é administrado por cinco Voluntárias, que possuem o Termo de Voluntariado assinado, funciona nos turnos da Escola, manhã, tarde e noite, e desenvolve o empreendedorismo feminino, propicia o empoderamento de mulheres e a prestação do serviço de lanches para os dependentes dos militares do Com9ºDN, alunos e docentes da Escola. Anteriormente, não tinham opção para se alimentarem nos intervalos de um turno para o outro, como explica a Diretora da Escola, Cleny Ferreira Alves, “nós não tínhamos um espaço onde pudéssemos fazer um lanche após os intervalos. Além de uma alimentação saudável, nós ganhamos uma área comum de entretenimento para todos”, ressaltou.

Durante seu discurso, a Diretora das VCB Seccional Manaus, Vania Mara Martins Hecht, agradeceu a todos que colaboraram, direta e indiretamente, para a realização de mais um sonho e enfatizou que “o empreendimento possui três vertentes importantes e que alcança, a princípio, cinco voluntárias e suas famílias. O empoderamento dessas voluntárias, o desenvolvimento de seu empreendedorismo e o serviço que elas prestam à família naval e ao universo da Escola Estadual, aliado aos preços acessíveis, qualidade do lanche, e sem a venda de bebidas carbonatadas, agrega maior qualidade de vida para todos”.

Crianças se divertem no parque do Tapiri “Voluntárias com Lanche Bom”

Sede: Rua Conselheiro Saraiva, 8 - Térreo - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20091-030 - Tel: (21) 2516-7473 ©2011 - Departamento Voluntárias Cisne Branco. Todos os direitos reservados.